segunda-feira, junho 08, 2009

Revivals do bem. Revivals do mal.








Foto 1: Imperial
foto 2: Sisters of Mercy


Semana passada, creio que devido ao revival do Sisters of Mercy no Brasil, lembrei-me da minha banda predileta dentre as que compuzeram, na segunda metade dos anos 90, a cena darkwave nacional. O nome da banda é Imperial, e seu vocalista, Fabio Sliachticas, o alemão mais alemão que já conheci (rs), é um grande amigo que rendeu ótimas conversas sobre filosofia e política naqueles tempos de sentimentos a flor da pele. Bom, resumo: lembrei-me dele e de sua extinta banda, ouvi um K7 demo que ainda tenho guardado a sete chaves, e lembrei-me dos shows simplesmente avassaladores que o Imperial realizava. E hoje, ao abrir minha caixa de emails, lá estava uma mensagem desse velho amigo que não vejo há tempos, e havia, inclusive, perdido contato há alguns anos. Talvez tenha sido a força do pensamento.

Não vou resenhar a história da banda aqui, eles merecem, no mínimo, uma matéria digna de sua grandeza. Minha vontade era ter esfregado as músicas do Fábio na cara do Andrew Eldricth, e dito: "Olha aqui, seu merda, você cantou assim um dia, foi talentoso assim um dia, dê-se ao respeito!". O imperial segue a mesma linha de bateria eletrônica, flertes com o heavy metal nas primeiras composições, e dono de uma harmonia lírica imcomparável nas posteriores, rasgadas num vocal sofrigo, gravíssimo, cantado em português pleo grande Fábio, na minha opinião, um dos maiores letristas que já conheci, e, certamente, agrada qualquer admirador dos tempos aureos do Sisters. Eu disse que não ia resenhar, né? Pronto, dei uma palha do que foi a banda, mas está prometida uma matéria a sua altura. No site http://www.outrodestino.com/ estão as músicas para download, letras e tudo o mais. Outro Destino é o novo nome adotado, que, espero, saia do armário que seja pelo menos para uma apresentação ao vivo, que eu organizaria, se o Fábio topar, com o maior prazer do mundo.

Quanto ao Sisters of Mercy, fiz a cobertura do show fechado que aconteceu na última quinta no Manifesto Rock Bar, para o site Zona Punk. A matéria está no ar, confiram em http://www.zonapunk.com.br/, com fotos feitas pela minha amiga, e anjo da guarda, Ludimyla Russo.

Abaixo vai uma das letras do Imperial.
"Pelo menos para mim (é claro que isso varia de pessoa para pessoa), as letras são a direção e o propósito da música. Adoro a melodia, adoro a música em si, mas a letra é algo especial..." (Fabio Sliachticas)
Nossos Dias Mais Longos
(Imperial)
um lampejo de bom senso te deixou fora de ação
e tudo o que você julgava seu
escorre pela sua mão
mas não se assuste com o fogo
ele destrói, ele é renovação

e não há colheita porque você nada plantou
e não haverá um novo dia
porque você se consumiu
e não há ninguém te esperando
porque a todos você traiu
e não irá chorar sobre ruínas
porque nada, porque nada construiu

mas fique mais um tempo por aqui
e veja como as coisas estão
os dias sangrentos, dias de opressão
pessoas desaparecem na confusão
aquele abandona sua cruz
os fracos são engolidos pela multidão
o ar está pesado
e o alvo da operação
foi o único que não morreu na explosão
e não há sinal de arrependimento
porque eles não sabem
que alimentaram o mal que pensavam combater
agora tentem resistir as noites de desespero
que devoram a esperança de mais esta geração
eles rezam para que a escuridão os trague
porque nunca tiveram um pouco de paz
porque eles nem mesmo conheceram o amor
uma rajada de mentiras sagradas
abriu seu peito e retalhou seu coração
e tudo o que você pode fazer
é abaixar a cabeça e se ajoelhar
mas não se assuste com o fogo
ele destrói, ele é renovação

0 comentários:

counter
counter
 
Copyright 2009 Adriano Pacianotto. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan