segunda-feira, janeiro 17, 2011

O primeiro fim de semana de uma longa campanha


Nesse sábado rolou a primeira edição do Verão Revolução 2011 em São Paulo, no Sattva Bordô, na região central da cidade, que contou com shows das bandas Cleaving, Ketamina, Dissidentes, Reiketsu, Total Terror DK e Skarrapatos KO, além da participação de expositores de material alternativo e fanzineiros.

Com ótima repercussão na imprensa, com matérias nos principais portais de música e entretenimento do país, como UOL, Kiss FM, MTV, ZonaPunk, R7, e a participação voluntária de divulgadores, bandas, artistas, produtores, etc. o resultado pode ser comprovado na prática durante esse evento, onde a interação e o intercâmbio de idéias, cultura e arte foi o foco principal. Ninguém voltou pra casa de mãos vazias ou com sentimento de irrelevância. Cada um que esteve presente percebeu fazer parte de algo maior: uma mobilização livre e sem regras, onde cada um pode exercer sua liberdade de expressão através da arte, isento de qualquer preconceito.

Há tempos que não me divertia tanto em um show desses, que não me sentia tão em casa, trabalhando com gente de verdade, sem frescura nem produçãozinha barata; havia ali a verdadeira representação da cultura underground, com platéia cheia do início ao fim, bandas se ajudando na montagem de equipamentos, infinitas conversas de balcão, o reencontro de velhos amigos, como a Alexandra Baptiste, minha eterna amiga poeta, que publica esse blog aqui: http://odetolovers.blogspot.com/, uma feirinha alternativa, com banquinhas de camisetas e acessórios, mechan de bandas e distribuição de zines, que, por sinal, são bem bacanas, feitos por uma galera nova, sem medo de mostrar a cara, e com ótima qualidade literária. Publicarei parte desses trabalhos aqui durante esta semana.

Confesso que andava entediado com a postura sem graça da cena atual, com tantas festinhas iguais e bandas em busca de fama rápida, ambos, para isso, passando por cima de princípios básicos como qualidade, respeito e união. Mas sábado não, sábado a coisa era autêntica, nada de sorrisos de plástico, nem bandeca chegando de van com seus pseudo-produtores de 18 anos de idade, nada disso, as bandas estavam lá cedo, dispostas, sem estrelismo nem "cú-de-rolismo", sem pagar de "ultima bolachinha do pacote", mesmo porque esse tipo de atitude não funciona ali, isso é pra Menudo, Fresno, Restart ou Sandy e Junior hahaha

E no domingo foi a vez do ZonaPunk Teenage Riot, que tem o mesmo princípio do Verão Revolução, só que abrindo espaço para bandas novas, selecionando-as e levando-as para participar de grandes festivais independentes. Na edição de ontem, a primeira do ano, tocaram as bandas ATM, Parachamas (com agradecimentos especiais ao Alex, que nos deu uma ajuda de extrema importância), Pulmonar, Of Side, Slapkid e Anti Fashion, banda que conta com o Wlad Cruz, sim, o mesmo do ZonaPunk, no baixo e vocal, e que faz um som ímpar, que não parece com nada nem lembra ninguém rs, mas eu me arriscaria a compará-los ao crossover de Buttrole Surfers e Ministry em Jesus Built My Hotrod. E foi com a apresentação caótica e brutal desses velhos punks de Santos que encerraram-se as atividades do primeiro fim de semana dessa revolução declarada, onde molotovs inflamam versos e protestos em 3 acordes.

É isso, do it yourself forever!!!

Na LUTA!
Adriano Pacianotto

0 comentários:

counter
counter
 
Copyright 2009 Adriano Pacianotto. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan