segunda-feira, abril 19, 2010

A MAIS BELA MULHER DA FRANÇA


Não importa quantas vezes eu assista A Fraternidade é Vermelha, O Jardim Secreto ou A Dupla Vida de Veronique, todos estrelados pela eterna "mais bela mulher da França", Irene Jacob.

Quem me conhece sabe do meu fascínio por cinema europeu, pela atmosfera sombria, diálogos entrecortados, longas cenas mudas e roteiros dúbios. Tipo de filme que se assiste em silêncio, sem piscar, de preferencia fumando um. Filme que faz pensar, que acrescenta ao nosso conhecimento e provoca os nossos sentimentos.

Por isso que se quiser "perder a amizade" basta me convidar pra estréia, no circuitão, de algum filmeco americano de custo milionário, roteiro previsível e com gente burra mastigando pipoca do meu lado.

Mas, voltando ao cinema europeu, gosto em especial de A Dupla Vida de Veronique, sem dúvidas um de meus filmes prediletos, daqueles que me deixam inquieto por horas, às vezes, dias.

Ele tem a capacidade de mexer comigo, de me desperdar uma imensa fúria por mim mesmo. Ele me inquieta e me fascina, me faz querer mergulhar no mundo das cores de Kieslowski e nunca mais sair. Revive a alma adormecida na mesmice e desperta a beleza de uma vida que eu me esquecera. E acho que é a atuação de I. Jacob e sua beleza singular que dão ao filme toda essa grandeza. Eu a definiria como: elegantemente bela e brilhantemente verdadeira. Afinal, não ia ser uma Sandra Bullock da vida que ia ser capaz de uma personagem tão expressiva, com tanta convincência no olhar. Admirável.

Palmas para minha parisiense predileta!




A Dupla Vida de Veronique
(Double Vie de Véronique, La, 1991)

Direção: Krzysztof Kieslowski
Gênero: Drama/Fantasia/Romance
Origem: França/Noruega/Polônia
Duração: 98 minutos

Sinopse: Veronika vive na Polônia. Veronique vive em Paris. Elas não se conhecem. Veronika consegue uma vaga em uma escola de música, trabalha duro, mas tem um colapso em sua primeira performance e morre. Neste ponto, a vida de Veronique parece mudar e ela decide não mais seguir a carreira musical. Filme vencedor do prêmio de melhor atriz (I. Jacob), prêmio FIPRESCI e prêmio do júri ecumênico no Festival de Cannes.



Filmografia de Irene Jacob

A Vida Interior de Martin Frost (2007)
Nessuna Qualità Agli Eroi (2007)
A Educação das Fadas (2006)
O Pecado da Fé (2004)
Anel de Corrupção (1999)
Tempo da Inocência (1999)
O Amor está na Mesa (1998)
U.S. Marshals - Os Federais (1998)
A Filha que eu Nunca Tive (1995)
Além das Nuvens (1995)
Othello (1995)
A Fraternidade é Vermelha(1994)
O Jardim Secreto (1993)
A Dupla Vida de Véronique (1991)
Adeus Meninos (1987)

 
Na LUTA!
Adriano Pacianotto

1 comentários:

Apé Produções disse...

ó ela aí...

gracinha essa Irene, mas ainda gosto mais das Audreys (tanto a Tautou quanto a Hepburn).

parabéns por mais um ano sem virar travesti nem bandido.

tamo junto na luta, nego.
abraços,

Slaxi.

counter
counter
 
Copyright 2009 Adriano Pacianotto. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan