domingo, março 28, 2010

SARAU COM ÁLCOOL


"Em vários dias da semana, gente que escreve e lê poesia tem lotado bares e espaços culturais da periferia paulistana. Do Campo Limpo à Cidade Tiradentes, os saraus conquistam diversas gerações de moradores, quebrando qualquer tipo de preconceito e dando voz - em versos - a quem não conta com muita opção de lazer. Sem sair da comunidade e sem desembolsar nada, novos poetas são revelados.

A revista visitou alguns desses espaços e notou que cada um tem a sua "cara", usando diferentes linguagens, como literatura de cordel e hip hop. Com ou sem microfone, em uma casa ou em um bar tomando uma cervejinha, o que todos desejam é compartilhar seus anseios e ideais."
Por Thatiana Mendes - Revista DaHora (Jornal Agora São Paulo) - 13/12/2009

A questão é: sempre organizei saraus, escrevo e leio poesia, e compartilho meus anseios e ideais com gente disposta a fazer o mesmo, só que sempre fui chamado de "louco", "visionário" e o mais degradante adjetivo que se pode dar a um artista: "vagabundo". Enfim, ler matérias como essa me faz acreditar que a utopia ainda é o caminho mais justo para a realidade.


Agora que virou cult reunir artistas e apresentar arte no boteco, talvez eu seja só mais um, mas a idéia é antiga, e se muitas vezes não foi possível concretizar meus projetos culturais, foi, indubitavelmente, porque havia sempre um fdp do outro lado do balcão.

Meu trabalho, há mais de 15 anos, é bater de porta em porta atrás de espaço para promover minhas festas, shows e eventos culturais. Festa e show gera lucro, enche cú de dono de casa de dinheiro, já sarau é mais complicado, ninguém quer abrir espaço sem arrancar algum $$$. Já tive de ouvir coisas do tipo "não to aqui pra sustentar festa pra vagabundo" ou "isto aqui é trabalho sério, não tenho tempo pra perder com bobagem". Infelizmente essa é a visão da grande maioria desses infelizes que se propõem a adminstrar espaços de eventos, casas noturnas, bares e afins, e preferem ter a casa entupida de gente cheirando nos banheiros e pagando caro por uma dose de álcool vagabundo sem contestar, sem pensar, sem praticamente existir, apenas ali, transeunte numa noite qualquer de entretenimento vazio. Sabem o que eu digo pra essa gente? (inclusive nos últimos meses bati record nisso). "Vai tomar no meio do seu..." E fim.

Me agrada saber que os dois últimos que eu mandei foram mesmo, mas isso é outra história.


Voltando ao sarau, foi por acaso que eu conheci o Toca Do Du, numa terça ou quarta-feira, não me lembro, algumas semanas atrás, onde fui a convite de um amigo, o Fernando, que ali encharca diariamente (risos), e descobri, finalmente, um bar bacana próximo de casa, frequentado por muitos conhecidos meus e com toda a qualidade que um bom bar merece: boa comida, higiêne, ótimo atendimento, conforto, segurança e cerveja em garrafa gelaaaaada e barata, pra se ter idéia a Brahma custa R$ 2,89, Skol R$ 2,69 e a Antartica R$ 2,39. Não preciso dizer mais nada, né?


Após alguns dias e alguns porres memoráveis, é claro, conversei com o Du, dono do lugar, sobre minha dificuldade em encontrar um local para reunir amigos e artistas, beber e apresentar nossos trabalhos, e tive total apoio dele, que sedeu o espaço com o maior prazer. Vale destacar que no mesmo local funciona uma escola de dança, e pode-se assistir, no salão dos fundos, aulas de samba-rock e gafieira enquanto se toma umas e joga conversa fora.


O bar é excelente, o ambiente é super sadio e agradável, e o Du (foto abaixo) é "o cara" (risos), agora só falta convidar e reunir a galera no próximo dia 10, a partir das 16hs.


O tema do sarau é livre, pode-se apresentar todo tipo de arte, música, poesia, fanzine, desenho, pintura, fotografia... bandas podem marcar apresentações acústicas e montar merchan, poetas podem expor impressos nas paredes ou recitar versos, distribuir folhetos e zines, vender livros e até beber demais e dar vexame, que faz parte né.

O evento não tem fins lucrativos, a entrada é gratuíta, e a idéia é incentivar artistas independentes a mostrarem seus trabalhos.

Para participar tem que entrar em contato comigo por email adrianopacianotto@hotmail.com , para combinar os detalhes.



A parada é a seguinte:

SARAU COM ÁLCOOL
Sábado, 10/04 - 16h às 23h
(Poesia, exposições artísticas, música ao vivo e bebedeira)
Entrada franca
Local: Toca do Du
Rua Betari, 183 - Subsolo - Penha - SP
(A 50m do Shopping Center Penha)
Fones: (11) 2093 0769 - 2093 0754


Bóra, galera!


Na LUTA
Adriano Pacianotto

0 comentários:

counter
counter
 
Copyright 2009 Adriano Pacianotto. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan