domingo, janeiro 24, 2010

Lutemos!



Eu sou de um tempo em que o rock independente era feito na raça, as bandas eram selecionadas para tocar nos lugares pela sua qualidade e profissionalismo, e tínhamos uma cena forte, com todas as dificuldades que o underground tem, mas a coisa era autêntica, feita com alma, e funcionava.

De repente tudo virou de cabeça para baixo, as casas e os organizadores acharam que esse negócio de banda independente podia ser bem lucrativo, creio que se aproveitando da escassez de locais para shows, monopolizaram a "cena", principalmente no meio hardcore, e começaram a cobrar na cara larga pelas vagas nos shows.

Surgiu a tão falada, e mal falada, "cota de ingressos". O lema entre a maioria dos produtores virou: "banda boa é banda que vende ingresso".

Quando me deparei com essa nova realidade, depois de estar enfiado no under há quase 15 anos, senti uma mistura de frustração e repúdia. Afinal, onde estava o resultado daquilo pelo qual lutamos? Virou comércio puro. As bandas não precisavam mais se empenhar pra ter um som bacana, um release bacana, conquistar público pelo ouvido... nada, é só vender 30 ingressos que sobe em qualquer palco.

É, pasmém, o esquema funciona assim: vende 30 ingressos que toca, não vende, não toca.

Aí você vê uma caralhada de banda boa seme spaço, e uma outra caralhada, só que de banda horrível, ocupando o espaço na base do "jabá". é inadmissível!

Tentei por muito tempo conseguir espaço pra colocar bandas pra tocar sem a merda da "cota", mas as casas viciaram no esqueminha fácil de cobrar pra tocar, e preferiam fechar com essa gente que extorque as bandas, assim tinham sua "cota" garantida, e não precisavam nem ouvir o som pra fechar os shows.

Fico feliz de ver que boa parte dessa gente escrota está fora de circulação, e muitos outros estão a míngua, recebendo um NãO enorme das bandas. Claro que tem banda que ainda pága pra tocar, mas estamos trabalhando duro pra mostrar a elas que existem outras formas de mostrarem seu trabalho.

Parece que as coisas estão voltando a ser como devem ser, e digo, com toda propriedade, do que depender de mim, do ZonaPunk, do Nene Altro, e de muitos que abraçam a causa, a cota de ingressos, logo, será lembrada apenas como uma mancha escura, vergonhosa, na cena do rock independente.

Lutemos!

Adriano Pacianotto

0 comentários:

counter
counter
 
Copyright 2009 Adriano Pacianotto. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan