sábado, março 21, 2009

A Revolução Esquecida


O conflito armado, que durou pouco mais de 20 dias e mobilizou tropas federais em defesa de Artur Bernardes contra o Exército Nacional e a Força Pública Estadual - conhecido como Revolução de 24 - é tema de exposição no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A mostra ficará em cartaz até 5 de abril. A entrada é gratuita.
A exposição reúne materiais coletados no processo-crime movido pela Justiça Federal contra os rebeldes (hoje parte do acervo do Arquivo do Tribunal de Justiça de São Paulo). Há também cartas, fotografias, mapas, objetos e jornais da época dos acervos do Arquivo Público do Estado de São Paulo, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e do Museu de Polícia Militar. Também está disponível na internet, no site do Arquivo Público do Estado, um banco de dados com a coleção de 432 cartas trocadas entre os chefes da Revolução de 24. Os pesquisadores também terão acesso, nos terminais do salão de consultas do Arquivo Público do Estado, às imagens digitalizadas do processo-crime, em uma iniciativa conjunta com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Serviço1924 - A Revolução EsquecidaLocal: Hall Nobre do Palácio dos BandeirantesEndereço: Avenida Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo. Data: até 5 de abril de 2009. Horário: de terça a sexta, das 10h às 17h. Sábados e domingos, das 11h às 16h. Entrada: GratuitaInformações: http://www.acervo.sp.gov.br/ ou 11- 2193 8282

0 comentários:

counter
counter
 
Copyright 2009 Adriano Pacianotto. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan