segunda-feira, setembro 29, 2014

Lugar de brincar é no parquinho



Sei que muitas vezes sou agressivo em relação às bandas que vivem me pedindo favores, "oportunidades" ou propondo parcerias em que o benefício cabe apenas à elas. No entanto, devo respeitar essa cultura enraizada no músico independente que, acostumado a levar porrada, acaba feito barata tonta no próprio cenário, afinal, no país do samba o rock não batuca. É foda bancar a carreira do próprio bolso, e pouca gente se propõe à ajudar. Faço minha parte, mas sou um só para centenas de bandas, e, acreditem, queria fazer mais, porém, assim como o músico independente, sofro do mesmo mal. Levo porrada todo dia, escuto um não após o outro, mas nem por isso desisto, e me assusta esse derrotismo. Vocês podem mais que isso, sério! Vocês tem uma força descomunal, tem talento, são o grande diferencial na cultura brasileira, mas tem faltado união, solidariedade, iniciativa e participação. Vejam bem: quem sou eu para dar oportunidade para alguém? Eu faço o que está ao meu alcance, e sem vocês meu trabalho perde o sentido. Me desdobro em mil para conseguir espaço para os shows, procuro dar a devida atenção à todos que me procuram, mas não dou conta de tudo, e se muitas vezes demoro para responder, não é desdém, é falta de tempo. Mas o que me deixa puto é quando uma banda agenda uma apresentação e cancela dias antes por motivos pequenos, em geral compromissos injustificáveis, e pior, às vezes mentiras esdrúxulas sobre acidentes com os bateristas ou compromissos pessoais que depois descubro se tratar de algum churrasco com amigos, um passeio na praia ou qualquer outra diversão. Se o baterista quebrou o braço, o avô do guitarrista adoeceu, o baixista precisou fazer uma viagem de trabalho ou qual que seja o motivo, acho justo, pois viver de música no Brasil é quase impossível, então a vida cobra outros compromissos. Agora, qual a explicação para que nenhum dos outros integrantes compareça para prestigiar o evento e as outras bandas, para se retratar pessoalmente, para reforçar a própria cena? Só consigo entender isso como descaso. Atrasos também são comuns, e não raras foram as vezes em que um músico se atrasou, atrapalhou o evento e o motivo foi ter passado o dia jogando vídeo game ou então não acordou a tempo porque passou a noite na balada. Se é seu caso, por favor, largue a música e vá fazer qualquer outra coisa da vida, isso não é pra você, deixe o caminho livre, pois seu descaso tira o espaço de outro e causa transtornos desnecessários. Pensem nisso, ou o rock continuará a ser visto como brincadeira, e lugar de brincar é no parquinho, não no palco.  

Na LUTA!
Adriano Pacianotto


0 comentários:

counter
counter
 
Copyright 2009 Adriano Pacianotto. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan