sexta-feira, junho 07, 2013

Sétima Legião



A banda portuguesa Sétima Legião foi formada em 1982 por Rodrigo Leão (Baixo), Pedro Oliveira (Voz e Guitarra) e Nuno Cruz (Bateria), com forte influência do pós-punk inglês, principalmente de bandas como Joy Division e Echo & The Bunnymen.

Adicionando novos elementos como Violoncelo e Gaita de Foles, lançam em 1983 o single "Glória", e em 1984 o LP "A Um Deus Desconhecido", que arranca elogios da crítica mas não atinge grande sucesso comercial, apesar de ser considerado um marco da nova música portuguesa.

"A Um Deus Desconhecido"

O segundo álbum, "Mar D’Outubro", sai em 1987, com uma sonoridade mais pop e grandes sucessos como "Sete Mares", "Reconquista" e "Além-Tejo", lhes garante um Disco de Prata e uma grande quantidade de shows; vem seguido do LP  "De Um Tempo Ausente" (1989), que repete o sucesso e emplaca os hits "Por Quem Não Esqueci" e "Porto Santo".

A banda ainda lança dois discos com pouca repercussão: "O Fogo" (1992) e "Sexto Sentido" (1999); além de um ao vivo, "Auto de Fé" (1994) e 3 compilações que incluem algumas faixas inéditas, a exemplo de "A Luz", "A Promessa", "Sétima Volta", "Ilha Perdida" e "Silêncio da Terra"


Em 2012 reuniram-se para alguns shows em comemoração aos 30 anos de formação; porém, sem maiores pretensões ou expectativas de retorno.


Paralelamente, entre 1985 e 1994, o baixista Rodrigo Leão dedicou-se ao grupo Madredeus, que atingiu grande sucesso com sua mistura de música tradicional portuguesa com música erudita. A partir de 1993, com o lançamento de "Ave Mundi Luminar", constituiu uma reconhecida carreira solo que dura até os dias de hoje.

Adriano Pacianotto

0 comentários:

counter
counter
 
Copyright 2009 Adriano Pacianotto. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan