segunda-feira, agosto 06, 2012

Penha Rock 1ª Edição - Resenha e Fotos


Adriano Pacianotto e Aurélio Ordanini 

Aconteceu neste sábado, dia 04 de agosto, a estreia do Projeto Penha Rock, no Largo do Rosário, ponto histórico de São Paulo e agora palco de resistência do rock independente nacional.

Sem querer agradar gregos e troianos, realizamos um festival bem no meio do centro comercial do bairro, sob protesto dos mais conservadores, que certamente preferem o silêncio dos mendigos e da praça abandonada ao movimento cultural que fizemos por lá, que só pra constar, acabou literalmente com a bebida e a comida da feirinha da praça, trouxe gente que não pisava ali há anos e outros que sequer sabiam da existência do lugar, e colocou a Penha de volta no circuito independente paulistano, fazendo toda a Grande São Paulo virar os olhos para lá.

O Penha Rock trouxe ao Largo uma movimentação de pessoas engajadas - artistas, público, imprensa, apoios culturais e comerciais, etc. - e aflorou um sentimento de revolta diante do completo descaso com que aquele patrimônio histórico é tratado, com a Igreja de 210 anos, tombada pelo CONDEPHAAT em 1982, caindo aos pedaços, a praça suja e mal estruturada e uma atmosfera de moralização hipócrita que insiste em espernear dizendo que o espaço tem que permanecer inerte para o bem do "coronelato" local.

O Rock cumpriu sua função transformadora, plantando sementes em corações contestadores e conscientizando as pessoas de que o espaço público pertence somente à população, para seu desfrute e convívio, cabendo aos representantes do poder apenas o exercício de sua função de funcionalismo público, pois nada mais são do que nossos empregados, pagos com nosso dinheiro, com o DEVER de nos servir.   

Se apresentaram nesta edição as bandas Kamenin, O Grande Ogro, Inside Shout, Jack's Revenge e Nessuno E Os Cães de Pavlov, além do DJ Aurélio Ordanini que animou os intervalos com muito rock alternativo. As bandas são de ótima qualidade, com propostas autorais e apresentações bastante competentes. Agradaram mais do que imaginávamos, recebendo elogios até de gente com nenhuma ligação com o rock mas que foi tocada na alma pela verve artística e suas infinitas possibilidades. Já os conservadores de plantão devem estar até agora com uma enorme interrogação sobre suas cabeças, certamente porque esperavam um espetáculo de horrores, drogas e brigas, mas perceberam (assim espero) que essa ideia é fruto de suas mentes preconceituosas, pois o que a cultura rock'n'roll proporciona tem por princípio a paz e harmonia entre as pessoas (do rock ou não), e nossa revolução não é feita com armas, mas sim com canetas e guitarras.

Novas edições serão divulgadas em breve, e quem se interessar em participar pode escrever para projetopenharock@gmail.com ou falar diretamente comigo.

O evento teve apoio do comerciante e agitador cultural Mauro Inácio, da Renovação Carismática Católica, da Supervisão de Cultura da Subprefeitura Penha e da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, além de nossos parceiros: Prepara Cursos Profissionalizantes Unidade Penha, Luar do Sertão Bolsas, Revista Espaço News, Rádio Forum Leste, DM1 Escola de Música, Movimento Pró Penha Unida, ZonaPunk e Fusa Records.

Deixo aqui meus sinceros agradecimentos a todos os envolvidos e a todos que compareceram e participaram desse momento histórico.

Montagem de palco e equipe técnica

Passagem de som

Banda Kamenin (São Paulo)

Banda Kamenin (São Paulo)

Banda Kamenin (São Paulo)

Banda O Grande Ogro (São Paulo)

Banda O Grande Ogro (São Paulo)

Banda Inside Shout (Diadema)

Banda Inside Shout (Diadema)

Banda Inside Shout (Diadema)

Banda Jack's Revenge (Diadema)

Banda Jack's Revenge (Diadema)

Largo do Rosário 

Banda Jack's Revenge (Diadema)

Banda Nessuno e os Cães de Pavlov (São Paulo)

Banda Nessuno e os Cães de Pavlov (São Paulo)

Banda Nessuno e os Cães de Pavlov (São Paulo)

Banda Nessuno e os Cães de Pavlov (São Paulo)

Na LUTA!
Adriano Pacianotto

2 comentários:

ricklabate disse...

Muito legal a iniciativa, somos um país que precisa muito de eventos assim!
abraço
Ricardo Labate

alexandre dire disse...

pARABENS ADRIANO P. PARABENS DE CORAÇÃO MESMO, DE CIDADÕES COMO VC QUE FAZEM A DIFERENÇA E DÃO O EXEMPLO QUE PRESCISAMOS ,,, ISSO E SO UMA SEMENTE E DAS MAIS BEM ADUBADAS PLANTADAS NO CORAÇÃO DESTE ESMIFERIO,,, COMO ZE RAMALHO DIZIA UM INDIO DESCERA EM PLENO ESMIFERIO SUL.....
ABRAÇOS
ALEXANDRE DIRE

counter
counter
 
Copyright 2009 Adriano Pacianotto. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan