quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Esse é o espírito da coisa!

Verão Revolução - 05/02/2011 - Estação Jovem - São Caetano do Sul/SP


Como já dito, uma das propostas do Verão Revolução é incentivar blogs a também publicarem seu conteúdo em formato de zines impressos, e tem dado resultado. O texto abaixo é do Lucas Panoni, editor do blog http://www.assimcomoeu.tumblr.com/ e já está rodando por aí de mão em mão. Esse é o espírito!

Falando em Verão Revolução, o Nene atualizou o blog oficial http://veraorevolucao.wordpress.com/ com fotos e um post bacana sobre a edição de São Caetano do Sul, na Estação Jovem, no último sábado. A foto acima diz tudo.

E minha agenda está atualizada: http://agendapacianotto.blogspot.com/

Vamos ao texto do Lucas.

Na LUTA!
Adriano Pacianotto


EUNICISMO (OU TEOREMA DE EUNICE)
Por Lucas Panoni

Me lembro de quando o orkut explodiu. Era orkut pra cá, orkut pra lá, todo mundo se gabava por ter orkut. Desdenhavam dos outros por terem sido convidados para o meio. Depois, liberaram a entrada da festinha vip, e hoje não há nem ridicularização por alguém não ter orkut, porque todo mundo tem. E quando eu digo todo mundo, eu me refiro ao cachorro da vizinha, à tartaruga do cara do andar de cima e ao recém nascido da sua tia. Antes mesmo de ter uma certidão de nascimento, a criança já tem orkut.

Com essa febre incontrolável, vários sites seguiram o exemplo e tentaram imitar. foram criados vários sites de relacionamento, onde você poderia se relacionar com quem quisesse e blá blá blá. Até o Facebook, menos conhecido, mas não menos importante, passou a ser usado pelos brasileiros, com a mesma finalidade do orkut.
O tempo foi passando, os sites de relacionamento foram aumentando cada vez mais e alguns veículos de mídia até começaram a contestar se tudo isso era realmente necessário. E foi aí que nasceu o twitter.
Pra alguns, era mais um site de relacionamentos na linha do orkut, que também não duraria muito tempo. Pra outros, era mais um site a se cadastrar.
Não levou muito tempo pra que isso virasse um turbilhão. Bandas, celebridades, anônimos e até empresas aderiram à ferramenta para a comunicação em massa.
Hoje, o que vemos é o excesso, novamente. as pessoas vivem em função de “postar no twitter”. Acorda, liga o computador e escreve “acordei e liguei o computador”. O usuário se esforça tanto para ser rápido e direto, que acaba pensando em 140 caracteres.
A cabeça não vai além. Impuseram limites. “Se minha frase tem mais de 140 caracteres, então é muito grande e é bem provável que ninguém entenda”.
O twitter é uma ótima ferramenta para publicidade, para divulgação de bandas, enfim, para comunicação em massa. E pra que haja propaganda, tem que haver um público alvo, e esse público alvo não pode pensar tanto.
Então, pra que o público não pense tanto, nada melhor que colocar um limite de linha de raciocínio.
Aí é só misturar o pensamento limitado do consumidor, com a propaganda rápida, criativa e eficaz do anunciante que temos o lucro acelerado da empresa.
Minha professora de Língua Portuguesa do 3º Ano do Ensino Médio era bem conservadora. Uma senhora muito inteligente e esperta. Sabia muito sobre o que ensinava. Ela nos dizia, entre um sermão e outro, que o homem vai voltar a falar como no tempo das cavernas. “é simples: de ‘vossa mercê’, lá nos tempos do descobrimento, passou pra ‘vóismicê’, e depois pra ‘você’ e agora ‘vc’. Não tarda e já estamos urrando, como um troglodita”.
O mesmo acontece na linguagem da internet. antes eram sites gigantes com muito conteúdo escrito. As mídias foram evoluindo e o acesso foi facilitando-se. Isso criou os blogs. Mais tarde, apareceram os fotologs, que são as fotos comentada por seu criador, com um breve resumo daquele dia. Depois, os vlogs, que são vídeos curtos, caseiros, que substituem o texto escrito pela linguagem coloquial.
E agora, pra mastigar ainda mais a informação, o twitter inaugura o novo formato: microblog. Ou seja, o que antes servia pra mostrar um raciocínio completo e - por que não - complexo, ganhou um prefixo que o rebaixa completamente. O segmento agora serve apenas pra jogar a informação na boca das pessoas, como se joga um peixe na boca de uma foca, depois desta ter equilibrado uma bola no focinho.
É impressionante a evolução da raça humana. Cada vez mais nos levando pro buraco. E pensando assim, só nos resta esperar o apocalipse iminente de 2012.

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